Titulo Instituto athlon - titulo da page

bocha-adaptada-1


Modalidade: Paradesportivas

Bocha Adaptada

Imagme: Bocha Adaptada

Descrição

Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpica só apareceu no Brasil na década de 1970. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, os pés e instrumentos de auxílio, e contar com ajudantes (calheiros), no caso dos atletas com maior comprometimento dos membros.


A modalidade teve um antecessor nos Jogos Paralímpicos: o lawn bowls, uma espécie de bocha jogada na grama. E foi justamente no lawn bowls que o Brasil conquistou sua primeira medalha em Jogos: Róbson Sampaio de Almeida e Luiz Carlos “Curtinho” foram prata nos Jogos de Toronto, no Canadá, em 1976. Nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, o Brasil encerrou com duas medalhas: um ouro nos pares BC3, com Antonio Leme, Evelyn de Oliveira e Evani Soares, e uma prata nos pares BC4, com Eliseu dos Santos, Dirceu Pinto e Marcelo dos Santos.


CLASSIFICAÇÃO


Todos os atletas da bocha competem em cadeira de rodas. Na classificação funcional, eles são divididos em quatro classes, de acordo com o grau da deficiência e da necessidade de auxílio ou não. No caso dos atletas com maior grau de comprometimento, é permitido o uso de uma calha para dar mais propulsão à bola. Os tetraplégicos, por exemplo, que não conseguem movimentar os braços ou as pernas, usam uma faixa ou capacete na cabeça com uma agulha na ponta. O calheiro posiciona a canaleta à sua frente para que ele empurre a bola pelo instrumento com a cabeça. Em alguns casos, o calheiro acaba sendo a mãe ou o pai do atleta.


MEDALHISTAS PARALÍMPICOS


JOGOS PARALÍMPICOS TORONTO 1976 (LAWN BOWLS)
Robson Sampaio de Almeida - prata - dupla masculina
Luiz Carlos da Costa - prata - dupla masculina
JOGOS PARALÍMPICOS PEQUIM 2008
Dirceu Pinto - ouro - individual BC4
Dirceu Pinto - ouro - pares BC4
Eliseu dos Santos - ouro - pares BC4
Eliseu dos Santos - bronze - individual BC4


JOGOS PARALÍMPICOS LONDRES 2012
Dirceu Pinto - ouro - individual BC4
Dirceu Pinto - ouro - pares BC4
Eliseu dos Santos - ouro - pares BC4
Eliseu dos Santos - bronze - individual BC4
Maciel Santos - ouro - individual BC2


JOGOS PARALÍMPICOS RIO 2016
Antonio Leme, Evani Calado e Evelyn Vieira - ouro - pares BC3
Dirceu Pinto, Marcelo Santos, Eliseu Santos - prata - pares BC4



2017 - © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Gustavo N. Rodrigues.