Titulo Instituto athlon - titulo da page

Quem Somos


O Instituto Athlon


O Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo de São José dos Campos, fundado em 2011, é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, que por meio da promoção e realização de eventos e treinamentos esportivos visa fomentar a prática da atividade física como lazer e o esporte de competição, proporcionando o acesso aos esportes olímpico e paralímpico, com ênfase na inclusão da pessoa com deficiência.

O Instituto Athlon coordena em São José dos Campos as atividades esportivas de competição para as pessoas com deficiência física, visual e intelectual, sendo hoje a entidade referência nas modalidades do Paradesporto representativas da Cidade.

Além do Paradesporto, o Instituto Athlon organiza eventos esportivos dirigidos à comunidade em geral, destacando-se a prova de Corrida de Rua e a Copa Joseense de Basquete de Amador.

MISSÃO

Fomentar a prática da atividade física como lazer e fator de saúde e o esporte de competição, proporcionando o acesso aos esportes olímpicos e paralímpicos de alto rendimento, com ênfase na inclusão da pessoa com deficiência.

VISÃO

Ser reconhecido em âmbito nacional como referência na formação e preparação de atletas de alto rendimento nos esportes paralímpicos.

VALORES

     Ética
     Disciplina
     Fraternidade
     Solidariedade

O início

Seus idealizadores e membros fundadores iniciaram o trabalho específico com o paradesporto em 2005, quando na ocasião trouxeram para São José dos Campos a prática pioneira de uma modalidade exclusiva para deficientes visuais, o Goalball.

Em decorrência do trabalho realizado e das experiências acumuladas ao longo de vários anos na área esportiva, e sendo verificada a necessidade de uma organização voltada ao esporte competitivo para pessoas com deficiência, associado à vontade de jovens praticantes do goalball que tomaram a iniciativa de reivindicarem uma estrutura mais adequada para a prática de esportes competitivos pelas pessoas com deficiências foi fundado o Instituto Athlon em 05 de junho de 2011, tendo como pilar inicial o fomento do esporte paralímpico para deficientes visuais. A sua primeira participação em campeonatos oficiais ocorreu na Copa São Paulo de Goalball no ano de 2012, na cidade de Campinas, sendo a sua primeira equipe formada pelos seguintes paratletas: Alan Nogueira, Fernando de Carvalho, Rafael Simões, Wellington Cardoso e Lucas Campos.

Empreendedorismo

Paradesporto - No dia 11 de dezembro de 2015 o Instituto Athlon ampliando suas atividades direcionadas às pessoas com deficiência, numa iniciativa pioneira e de vanguarda, implantou em São José dos Campos a prática do vôlei sentado (ParaVolley) para deficientes físicos, esporte que rapidamente ganhou adeptos e simpatizantes e já em março de 2016 teve a Paradesportosua primeira participação em campeonatos oficiais. Diante do sucesso da iniciativa, numa atitude arrojada e empreendedora, em junho do mesmo ano o Instituto aceitou o desafio para organizar e realizar em São José a III Etapa do Campeonato Paulista da modalidade, evento valido como teste para as Paralimpiadas Rio 2016, ocasião em que os árbitros brasileiros foram avaliados internacionalmente para participação em um dos maiores eventos esportivo do Mundo. Cabe ressaltar que o evento foi um grande sucesso.

Comunidade – Mediante a elaboração e aprovação de projeto através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte oInstituto viabilizou a captação de recursos necessários para a execução da sua primeira corrida de rua realizada em São José. O evento foi realizado no dia 11 de dezembro de 2016, no Parque da Cidade, de forma totalmente gratuita para a população, contando com o apoio e parceria da Prefeitura de São José dos Campos e patrocínio da Gerdau, registrando a participação de 2300 pessoas entre crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Iniciação – No segundo semestre de 2016 o Instituto Athlon, por meio do Programa Atleta Cidadão da Secretaria de Esportes da Prefeitura de São José dos Campos, iniciou mais um trabalho inédito na Cidade: a formação de base para pessoas com deficiência na faixa etária de 9 a 17 anos nas modalidades da Natação e do Atletismo.

Atualidade

Desde 2014, quando assumiu a convite da Secretaria de Esportes a coordenação do Paradesporto Joseense, o Instituto Athlon vem desenvolvendo trabalho profícuo e de sucesso englobando as deficiências física, visual e intelectual, tendo atualmente em seu portfólio as seguintes modalidades:

ATLETISMO,
BASQUETE SOBRE RODAS,
BOCHA ADAPTADA,
GOALBALL,
JUDÔ,
NATAÇÃO,
PARACICLISMO
VÔLEI SENTADO, e,
XADREZ PARA DEFICIENTES VISUAIS.

Além do Paradesporto, o Instituto Athlon também organiza eventos abertos para a comunidade, tais como: a 1a. prova de Corrida de Rua através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte realizada em 2016, totalmente gratuita à população, “Leia mais” e a Copa Joseense de Basquete Amador realizada desde 2009, “Leia mais” .

Empresa Amiga
Durante estes anos o Instituto Athlon pode contar com o imprescindível apoio e parceria das seguintes empresas: Assecre, Usimoren, CCR Nova Dutra, Vale Sul Shopping, Gerdau, Sorrix Odontologia, Construtora Marfex, ITmSense Educação Corporativa, Clinica Fisioterapia Oriente, Wind Veículos Elétricos, OnHead, Hospital Orto, SESI, ACM e Prefeitura de São José dos Campos.

Transparência e Documentos:

2017 - © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Gustavo N. Rodrigues.