quem somos

O Instituto Athlon de desenvolvimento esportivo, fundado em 05 de junho de 2011 na forma de uma organização não governamental e sem fins econômicos, conquistou em 10 anos de atividades, mais de 1.600 medalhas em 2.100 provas disputadas, tornando-se referência na gestão e no desenvolvimento de nove modalidades paradesportivas em São José dos Campos para pessoas com deficiências física, intelectual e visual.

Nossa atuação tem sempre em vista a inclusão da pessoa com deficiência e o treinamento adequado e adaptado na busca de resultados de alto rendimento.

 Atualmente nossa entidade conta com mais de 130 paratletas, desenvolvendo nove modalidades paralímpicas:

Atletismo paralímpico, natação paralímpica, goalball, vôlei sentado, parabadminton, karatê, xadrez, judô e paraciclismo, que possibilitam a participação de pessoas com deficiência a partir dos 12 anos de idade.

Todo o trabalho desenvolvido é sustentado por 4 pilares: Iniciação, Treinamento, Alto Rendimento e Qualidade de Vida. Hoje o Instituto conta com mais de 100 paratletas, entre eles, campeões mundiais, paralímpicos, parapanamericanos e equipes com resultados expressivos e de destaque Nacional.
Cabe destacar que no ano de 2019, dentre os inúmeros resultados obtidos por suas equipes, o Instituto Athlon conquistou o 3° lugar na elite nacional nas modalidades do atletismo e do goalball.A entidade também faz a gestão de sete modalidades convencionais por meio de parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, através do Programa Atleta Cidadão e do Fadenp (Adulto).
No âmbito comunitário, o Instituto desenvolve palestras motivacionais, palestras de segurança no trabalho, vivências paradesportivas e realização de eventos, dentre os quais seis Copas Joseense de Basquete Amador, duas Taças Vanguarda de Basquete e seis Corridas de Rua.
O Instituto Athlon orgulha-se de ser a entidade que desde 2016, em conjunto com a Prefeitura da Cidade, atua na organização, no desenvolvimento do projeto e na captação de recursos, para a realização das duas principais corridas oficiais de rua da cidade de São José dos Campos de forma totalmente gratuita, atingindo até hoje, mais de 18 mil participantes:
• Corrida de Aniversário da cidade de São José dos Campos.
• Corrida de Aniversário do distrito de Eugênio de Melo

MISSÃO

Possibilitar melhor  qualidade de vida e inclusão social da pessoa com deficiência por meio da prática da atividade física, proporcionando o acesso aos esportes Paralímpicos de iniciação, reabilitação e alto rendimento.

VISÃO

Ser reconhecido no âmbito nacional como referência na formação e preparação de atletas de alto rendimento nos esportes paralímpicos.

VALORES

Paixão pelo o que faz e acredita; Superação constante e sucesso compartilhado; Ética e fraternidade nas relações; Disciplina e foco no alcance dos objetivos; Solidariedade e respeito ao próximo.

seja um paratleta

-gestão-

esportiva

de modalidades convencionais

Desenvolvidas para pessoas que não possuem deficiências, o Instituto Athlon realiza a gestão de 7 modalidades em parceira com a Secretaria de esporte e qualidade de vida de São José dos Campos.
Programa Atleta Cidadão: Atletismo, Ciclismo, Jogos de tabuleiro (Dama e Xadrez), Natação e Wrestling (Luta Olímpica).
Fadenp Adulto: Ciclismo Elite e Wrestling.

-transparência-

governança

Para efeito de transparência e regularidade de que trata a Legislação Nacional onde compete à entidade disponibilizar e manter em seu site eletrônico, informações e documentações comprobatórias, aqui você pode acompanhar nossa Transparência. 

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal. Eles se constroem sobre o legado dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e concluirão o que estes não conseguiram alcançar. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
Os Objetivos e metas estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta.
O esporte é também um importante facilitador do desenvolvimento sustentável. Reconhecemos a crescente contribuição do esporte para a realização do desenvolvimento e da paz, ao promover a tolerância, respeito e às contribuições ao Desenvolvimento Sustentável da ONU.

ods onu

Nossos enquadramentos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

3

BOA SAÚDE E BEM-ESTAR

4

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

5

IGUALDADE DE GÊNERO

10

REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES

Nossos enquadramentos nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU.
Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Pular para o conteúdo