PARABADMINTON

O parabadminton É PRATICADO POR ATLETAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICo-motora.

nossa conquista

  • 2019 - 3° Lugar na Etapa Jacareí da Federação Paulista.

O parabadminton é o badminton estruturado para pessoas com deficiências físicas e terá a sua estreia nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021. Atletas em cadeira de rodas e andantes utilizam uma raquete para golpear uma peteca na quadra dos adversários competindo em provas individuais, duplas (masculinas e femininas) e mistas em seis classes funcionais diferentes.
Em 1995, foi criada a IBAD (Associação Internacional de Badminton para Deficientes) para gerir a modalidade. Em 2009, teve o seu nome alterado para PBWF (Federação Mundial de Parabadminton) e dois anos depois teve a sua junção integral com a Federação Mundial de Badminton (BWF – Badminton World Federation, em inglês).
O primeiro Campeonato Mundial foi realizado em 1998, na Holanda. De lá para cá, foram realizadas 11 edições – a partir de 2001 ficou decidido que os eventos seriam realizados nos anos impares.
No Brasil, o parabadminton foi introduzido em 2006, pelo professor Létisson Samarone Pereira, no Distrito Federal. Também aconteceram no DF as primeiras competições oficiais da modalidade – estaduais (2008) e nacionais (2009). Desde 2011, o Brasil participa de todos os campeonatos internacionais da modalidade.

conheça nossa modalidade

  • WH1 e WH2: Classes funcionais de cadeiras de rodas.
  • SL3 e SL4: Classes funcionais de pessoas com deficiência nos membros inferiores que andam.
  • SU 5: Classe funcional de pessoas com deficiência nos membros superiores.
  • SS6: Classe funcional de baixa estatura.

depoimento

Pular para o conteúdo